top of page
Search
  • Writer's picturePousada Jardim Secreto

Locais para conhecer a tradição gaúcha em Gramado


As diferenças culturais do nosso imenso país proporcionam aos turistas conhecerem diferentes tradições do norte ao sul do Brasil. Quem chega a Gramado tem ótimas oportunidades de conhecer as expressões culturais, os costumes e a tradição gaúcha. Aqui, como em todos os outros cantos do nosso amado Rio Grande, o bairrismo é tremendo. Mas, após tu conhecer nossos costumes e tradições, vais entender o por que desse sentimento tão bonito e intenso. Bora experimentar, ok?

Locais para conhecer a tradição gaúcha em Gramado

Parque Gaúcho / Gramado

Esse é o único parque temático do mundo que resgata a formação e evolução do gaúcho, seus usos e costumes. O empreendimento é gigantesco e possui uma infraestrutura completa de cultura, gastronomia e lazer. Em uma área de 120 mil metros quadrados, o parque conta com Memorial do Gaúcho, restaurante temático, arena de shows e domas, programa de resgate de animais crioulos, galpão mirim, um espaço lúdico com tradições gaúchas, horta orgânica, herbário, espaço para exposições de arte gaúcha, mangueira para apresentações da lida campeira e espaço para shows artísticos. Bah, vale tri à pena!

CTG Manotaço / Gramado

Quer ver aquele gaúcho fardado, com uma cuia na mão e tirar aquela fotinho marota? Aqui, cara. Vem aqui! Com sede localizada no centro da cidade, o CTG iniciou suas atividades no dia 15 de março de 1954, mesmo ano de emancipação política do município. O espaço preserva e dissemina as raízes e tradições do povo gaúcho. Realiza, ainda, ações voltadas para a transmissão da cultura gaúcha às crianças e adolescentes da comunidade. Além disso, servem um almoço pra prenda nenhuma botar defeito!

Cavalgada das Prendas / Gramado e Canela

É lindo mesmo, pena acontecer apenas uma vez ao ano. A atividade faz parte das comemorações da Semana Farroupilha, que é um evento festivo da Cultura Gaúcha, em homenagem à líderes da Revolução Farroupilha, sendo o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais. A cavalgada é considerada a maior do Brasil em número de mulheres. Durante o trajeto, o grupo feminino ganha presentes, como mala de garupa, brindes e lanches. A atividade encerra com um desfile das prendas, que barbaridade!

Espetáculo Pátria Gaúcha / Gramado

Eis um evento voltado às tradições gaúchas, que proporciona ao público momentos de emoção contando, de forma autêntica, a história do povo gaúcho. A dança de facões, chula e coreografias de canções consagradas fazem o espectador entender o porquê do amor incondicional do gaúcho por sua terra, suas origens e sua história. O espetáculo acontece no CTG Manotaço.

CTG Querência / Canela

Aqui também é de babar, tanto pelos gaúchos quanto pelas prendas, que coisa linda de se ver. O CTG de Canela também possui a sede localizada no centro da cidade. O espaço, além da preservação e disseminação as raízes e tradições do povo gaúcho, é agitado por demais. Aqui, diversos bailes e shows acontecem todas as semanas e há quem diga que possui um público pra lá de fiel.

Churrascaria Garfo e Bombacha / Canela

Essa churrascaria chama a atenção por seu pacote completo, sim, há quem se engane em pensar que aqui é apenas um desfile de carnes de um lado pro outro. A churrascaria é conhecida, tanto aqui pelas bandas quanto por fora, por seu show noturno. Em cima do palco um Rio Grande de cores se mostra, exaltando a arte gaúcha e evidenciando a cultura de um povo. Chula, boleadeiras, fandango… a tradição gaúcha demonstrada em danças e músicas tradicionais, interpretadas ao vivo.

2 views0 comments
bottom of page