top of page
Search
  • Writer's picturePousada Jardim Secreto

Você não pode deixar de conferir essa novidade sobre os Chocolates de Gramado


Aiai, que Gramado não para de inovar já não é novidade pra gente. Né?

Desde o comecinho desse ano de 2016, a cidade vem realizando o processo de Indicação de Procedência do Chocolate, onde, no final do projeto, todas as empresas integrantes da área geográfica de produção poderão obter um selo da diferenciação do produto junto ao mercado. CA-RA-CA!

Sabe o quão importante e significativo é isso pra você, visitante? O projeto demonstrou que seu objetivo é proteger e evidenciar o vínculo do chocolate com a região por caracterizar sua tipicidade. As empresas chocolateiras que aderiram ao processo passaram, ainda no ano passado, a ser visitadas por um engenheiro químico, que participou da equipe de trabalho, a partir das quais se identificou a base para o regulamento técnico, que foi adequado pelas próprias empresas.


Agora, as novidades contam com algumas exigências, como possuir o mínimo de 35% de cacau e zero gordura vegetal e – obviamente – nada de gordura vegetal hidrogenada. Estes são alguns dos novos requisitos básicos para uma fábrica de Gramado pleitear a Indicação de Procedência para o chocolate artesanal. É como um selo de qualidade de reconhecimento internacional.

A IP é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. As empresas de Gramado que integram o projeto e já garantem essa procedência pra lá de maravilhosa são: Caracol, Prawer, Lugano, Gramadense, Do Parke, Planalto, Canto Doce e Chocolataria Gramado.

Lembrando que grande parte dessas lojas garante venda na cidade amada e vizinha, Canela City!

Bora saber um pouco mais?

A legislação determina que deve constar no mínimo 25% de cacau no chocolate. Mas as empresas de Gramado, que participam do projeto, definiram que usarão 35% como mínimo. Mínimo de 35% chocolate ao leite, 42% meio amargo, 55% chocolate amargo e 25% branco.

0 views0 comments
bottom of page